Bairros limítrofes são disputados

Uma notícia no mínimo inusitada. Dá para imaginar que uma prefeitura não saiba que um determinado bairro não faz parte de seu território? Essa situação foi vivida pelos moradores dos bairros Marambaia, Monjolos, Bom Retiro, Apolo III e Gebara. 
Até o início do mês, na prática, esses bairros estavam sendo assistidos por Itaboraí, mas uma decisão da justiça confirmou que na verdade esses bairros pertencem ao território gonçalense. A confusão começou há dois anos, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou o erro e comunicou aos prefeitos das cidades. O prefeito de Itaboraí insistiu e tentou manter a comunidade nos limites do município. Com o impasse, a prefeitura de São Gonçalo entrou na justiça para reaver a administração dos bairros "adotados" por Itaboraí. Com a decisão favorável à prefeitura gonçalense, Itaboraí teve de interromper os serviços de coleta de lixo, educação e saúde na área que agora é oficialmente gonçalense. A devolução  desses serviços teve que ser concluída até o fim do mês de fevereiro. Outras regiões  da cidade também passam por situação curiosa. Com o crescimento exponencial de São Gonçalo nos últimos anos, a cidade de aproximou demograficamente das cidades vizinhas. A divisa com Niterói é o caso mais clássico, aonde alguns bairros são quase "bi-municipais" como a Venda da Cruz, Morro do Castro, Maria Paula, Rio do Ouro.

2 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Interessante como São Gonçalo sempre vence tais disputas... Não sei se os amigos se recordam, mas, há algum tempo houve uma tentativa sem sucesso de emancipar Alcântara juntamente com alguns bairros vizinhos, uma vez que este é um polo econômico da cidade. Infelizmente a vitória do município de São Gonçalo não representa vantagem alguma aos moradores destes bairros limitrofes, pois basta andar pelas ruas destes citados no artigo, os que se dividem com o município de Niterói para percebermos o desleixo por parte de São Gonçalo e notarmos a diferença no uso do IPTU. Vitória? Para quem?

    ResponderExcluir
  2. eu nao gostei nada dessa mudança pr eles foi otimo ,pr nos um transtorno ,como que pode uma prefeita que nao dar jeito nem no municipio que ela comanda querer mas um pr que ,queria so saber porque e pr quer ela que isso aqui mas ,tds nos sabemos o porque e mas dinheiro pr o bolso deles estou indgnada .

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem