Nova ‘Praça do Rodo’ homenageia a história dos bondes

A Praça Luiz Palmier, conhecida como Praça do Rodo, no Centro de São Gonçalo, está com um novo visual. O projeto da Secretaria estadual de Obras é resgatar a memória dos bondes, com uma grande coluna de aço Corten e colunata em granito. O projeto de reurbanização em andamento no Centro de São Gonçalo inclui não apenas a praça, mas também o corredor viário formado pelas ruas Coronel Moreira César e Feliciano Sodré. Apesar de ter mudado a cara da região que pode ser considerada o coração do Centro de São Gonçalo, o projeto do obelisco tem gerado polêmica. Muita gente duvida do gosto da construção, já que o obelisco
parece estar enferrujado e velho. Mas calma. Segundo a Secretaria Estadual de Obras promete que o novo integrante do mobiliário urbano gonçalense receberá painéis que resgatarão a história dos tradicionais bondes, que faziam o ponto final na área. Esse projeto promete investir 17 milhões de reais para revitalizar as vias que passam pela região além de ordenar todo aquele espaço central da cidade. Vale lembrar que o projeto já removeu os ambulantes que ficavam na praça, eles ganharam um Centro de Comércio Popular, perto do Boulevard Shopping. (Foto: Divulgação Governo do Estado)

5 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Parece piada. Se for feito uma enquete a questão do mal gosto vai dar de goleada. Para quê isso? Para quê gastar tanto dinheiro. Uma praça vazia. Não teria uma forma menos caro de se resgatar a memória dos bondes. Entre muitas coisas faltantes na saúde devemos lembrar que o Pronto Socorro de São Gonçalo vergonhosamente ainda não tem um aparelho de ressonância magnética, conheço várias pessoas que morreram no trauma esperando a morte chegar por falta de recursos adequados para lhes dar uma assistência. Em fim. Antes de se pensar em pracinhas, a saúde e a educação deveriam ter prioridade. São Gonçalo é uma cidade feia e não adianta maqueá-la. Deveríamos ser bons, para compensar a feiura da cidade, na educação, saúde e saneamento básico. Pracinhas e árvores, embora possa ser bom, não menhora a qualidade de vida dos menos necessitados.
    Olha para frente São Gonçalo!

    ResponderExcluir
  2. FALOU TUDO A PESSOA ACIMA, SEM MAIS..

    ResponderExcluir
  3. corrigindo a notícia (bem velha, por isnal, pois a praça já é construída há meses) informe-se que nada tem a Ver a rua Moreira César (distante vários metros do local) mas sim as ruas 18 do Forte, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha, as que tem ligação com a praça Luiz Palmier.
    Os bondes não faziam "Ponto final" no local, mas sim "rodeavam" a praça (daí o nome de "Rodo") e retornavam para Alcântara ou para Niterói.
    Discordo que a melhoria de uma cidade passe somente pela saúde pública - deficitária como a saúde pública do Brasil, como um todo - mas também atitudes como essa valorizam os imóveis do local, os trabalhadores da área e dão orgulho aos que transitam nela.
    Somente os que não andam diariamente pelo local podem dizer que essa atitude da Prefeitura não foi uma "bola dentro"...

    Alexandre Martins
    presidente da Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo - SAL

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, antes de corrigir o POST, corrija sua interpretação equivocada.
    Você prestou atenção na data da POSTAGEM?
    Você já se informou que um projeto urbanístico do governo do estado pretende revitalizar o corredor cental de SG formado inclusive pela rua Moreira Cesar e Feliciano Sodré???
    Concordo com você que a reforma da praça valoriza e ajuda a revitalizar uma região importante da cidade e agrega valor ao Centro de SG.

    ResponderExcluir
  5. Aquilo é um grande projeto da ilustríssima "Pre-malfeita" S

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem