Os botos da Baía

Tem gente que acha que não passa de uma lenda por causa da poluição, mas é verdade que a Baía de Guanabara é habitada por botos. Já tive o prazer de avistar alguns numa viagem para Paquetá, mas isso foi a cerca de 15 anos atrás. Depois de anos e anos de poluição, mesmo em indas e vindas pela travessia da Guanabara, nunca mais tive essa satisfação novamente. Fui pesquisar sobre o paradeiro dos bichos, após me sensibilizar com uma imagem  publicada na coluna Dois Cliques do portal Ego. Mas mesmo sendo figurinhas difíceis, os botos são estudados e catalogados pelo projeto Mamíferos Aquáticos do Departamento de Oceanografia da UERJ. Segundo o projeto, a Baía de Guanabara abriga cerca de 70 botos-cinza em suas águas. Os botos habitam as águas da Baía durante todo o ano, sendo comum a observação de grupos com filhotes. O boto-cinza utiliza a Baía de Guanabara, entre outras atividades, para se alimentar e criar os filhotes. Podem ser vistos se deslocando, perseguindo cardumes de peixes, surfando as marolas produzidas pelos barcos ou dando saltos. O projeto estuda os botos desde 1995 e faz a identificação dos animais através de fotos. Se você avistar algum animal na Baía e quiser colaborar com a pesquisa, deve fotografar os botos e enviar para o projeto através do site. A foto do post é de uma matéria de 2008 quando O Globo fotografou dois animais brincando nas águas da Baía, nas proximidades do São Gonçalo Shopping (ao fundo).

8 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Eu ja vi cerca de duas vezes. A ultima delas foi ano passado quando estava fazendo o trajeto Rio x Niterói na barca.

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem! Mostra que a poluição da baía não afeta simplesmente as praias e a paisagem, afeta também estes animais que estão sendo expulsos ou até mesmo mortos em sua própria casa...

    ResponderExcluir
  3. Uma vez, eu vi dois botos na baía em 2007. Estava na ilha da Boa Viagem sentado e contemplando a paisagem quando vi esta surpresa.

    ResponderExcluir
  4. Pobres coitados... Devem estar se alimentando de garrafas plásticas.. :(

    ResponderExcluir
  5. Que bom que eles ainda podem ser vistos. Pena que nunca mais vi.
    E as notícias são boas...por duas vezes vi diversas tartarugas nadando na Baía. Uma cena impressionante. Coloquei um dos vídeos que fiz no canal do blog no You Tube, mas não dá para ver muito bem por causa da distância. A cena foi emocionante!
    Fala Jimmy, seja bem vindo e volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. Caro editor, mais uma surpresa. Ontem estava em itacoatiara e vi uma tartaruga marrom solitária nas águas, bem próxima da areia. Um barato! Ela nadava nas águas geladas. foi uma bela surpresa.

    ResponderExcluir
  7. Jimmy está me surpreendendo... daqui a pouco vai merecer a condecoração de colaborador oficial! rs rs.

    Não conseguiu fotografá-la? Se tiver foto dela podemos publicar no blog.

    Vlw!

    ResponderExcluir
  8. Como? Boto na baía?

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem