O ano era 1909, o local, um vale que se iniciava à margem da Baía de Guanabara e se estendia até a subida que hoje é conhecida como Caixa D'água. Cercada de morros e florestas por todos os lados, era nessa região que começava a ser construída a Alameda São Boaventura. Surgia alí aquela que seria uma das principais vias de Niterói e do interior do estado. Acabou sendo origem para o bairro mais tradicional da cidade - o Fonseca. Servindo de acesso para São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, toda Região dos Lagos e até a Região Serrana, foi endereço de personalidades importantes como o sociólogo, professor, jurista,
historiador e político membro do Governo Vargas: Oliveira Vianna. Um local que tinha tudo para ser inigualável em toda cidade, mas que sofreu a depreciação do tempo e principalmente o descaso do poder público. As matas foram sendo derrubadas para ceder lugar às construções e, nas décadas mais recentes, o que restou da natureza nos morros viraram áreas de risco para habitação popular. A Alameda viu a depreciação do bairro que lhe abriga e o descaso da prefeitura por décadas e décadas. Mais de cem anos depois a Alameda tenta sobreviver à saturação de sua capacidade. Depois da Ponte, a Alameda passou a receber um tráfego pesado, recebeu investimentos paliativos como o corredor viário, mas nada foi capaz de garantir sua capacidade de absorver o tráfego. Hoje muito pouca coisa lembra a foto de 1909, mas a tradição da Alameda e do Fonseca não se perderam ao longo desses mais de cem anos.
Esse Blog foi uma achado!!!!!!!
ResponderExcluirInformação, intertenimento, e agora, HISTÓRIA!
Eu que não leio muito, tenho essa falta surprida pelo blog.
Obrigado editor.
p.s.1: A alameda também faz parte da minha vida, foi lá que eu dei meu primeiro beijo.
p.s.2: A identidade do editor é um segredo??
Que bom que o blog ganhou mais uma fã e melhor ainda que ele está fazendo bem as pessoas.
ResponderExcluirContinue torcendo e colaborando para a criatividade do editor aqui continuar produzindo coisas interessantes, assim o blog vai sempre ficar legal.
Quanto a identidade do editor, uhm... Isso não é necessariamente um segredo, mas uma discrição. Prefiro que o blog apareça e que eu continue sendo apenas seu editor.
;-)
Gostei muito da matéria...sou historiadora e acho super legal investir em notícias sobre o passado fluminense.
ResponderExcluirMuito bom editor!
Que belo achado! Muito bonita essa foto! Mostra que ainda tem muita história para ser desvendada no Leste Fluminense!
ResponderExcluirEsta é uma foto q retrata a bela alameda em um período melhor q o atual... Hj o transito está pesado, poluindo muito e b arulhento. Tem melhorado mais nem tanto. Sempre passo por la, pois moro em SG. Acho q Niteroi ja não é mais um caso de amor. Só no beijo da Elliane...
ResponderExcluirGostei mais ainda fico com algumas dúvidas. Quem foi Boaventura? Quem foi a pessoa a dar o nome a ela? E porque alameda e não avenida ou rua? Já teve outros nomes? Qual motivo levou a construção? Quem pediu a sua construção?
ResponderExcluirGostei mais ainda fico com algumas dúvidas. Quem foi Boaventura? Quem foi a pessoa a dar o nome a ela? E porque alameda e não avenida ou rua? Já teve outros nomes? Qual motivo levou a construção? Quem pediu a sua construção?
ResponderExcluirEu diria que alameda se deve ao fato de ser uma via em paralelo, com árvores ao centro,, independente do valão.
Excluir