Alameda São Boaventura em 1909

O ano era 1909, o local, um vale que se iniciava à margem da Baía de Guanabara e se estendia até a subida que hoje é conhecida como Caixa D'água. Cercada de morros e florestas por todos os lados, era nessa região que começava a ser construída a Alameda São Boaventura. Surgia alí aquela que seria uma das principais vias de Niterói e do interior do estado. Acabou sendo origem para o bairro mais tradicional da cidade - o Fonseca. Servindo de acesso para São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, toda Região dos Lagos e até a Região Serrana, foi endereço de personalidades importantes como o sociólogo, professor, jurista,
historiador e político membro do Governo Vargas: Oliveira Vianna. Um local que tinha tudo para ser inigualável em toda cidade,  mas que sofreu a depreciação do tempo e principalmente o descaso do poder público. As matas foram sendo derrubadas para ceder lugar às construções e, nas décadas mais recentes, o que restou da natureza nos morros viraram áreas de risco para habitação popular. A Alameda viu a depreciação do bairro que lhe abriga e o descaso da prefeitura por décadas e décadas. Mais de cem anos depois a Alameda tenta sobreviver à saturação de sua capacidade. Depois da Ponte, a Alameda passou a receber um tráfego pesado, recebeu investimentos paliativos como o corredor viário, mas nada foi capaz de garantir sua capacidade de absorver o tráfego. Hoje muito pouca coisa lembra a foto de 1909, mas a tradição da Alameda e do Fonseca  não se perderam ao longo desses mais de cem anos.

8 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Esse Blog foi uma achado!!!!!!!
    Informação, intertenimento, e agora, HISTÓRIA!
    Eu que não leio muito, tenho essa falta surprida pelo blog.
    Obrigado editor.
    p.s.1: A alameda também faz parte da minha vida, foi lá que eu dei meu primeiro beijo.
    p.s.2: A identidade do editor é um segredo??

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o blog ganhou mais uma fã e melhor ainda que ele está fazendo bem as pessoas.
    Continue torcendo e colaborando para a criatividade do editor aqui continuar produzindo coisas interessantes, assim o blog vai sempre ficar legal.
    Quanto a identidade do editor, uhm... Isso não é necessariamente um segredo, mas uma discrição. Prefiro que o blog apareça e que eu continue sendo apenas seu editor.
    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da matéria...sou historiadora e acho super legal investir em notícias sobre o passado fluminense.
    Muito bom editor!

    ResponderExcluir
  4. Que belo achado! Muito bonita essa foto! Mostra que ainda tem muita história para ser desvendada no Leste Fluminense!

    ResponderExcluir
  5. Esta é uma foto q retrata a bela alameda em um período melhor q o atual... Hj o transito está pesado, poluindo muito e b arulhento. Tem melhorado mais nem tanto. Sempre passo por la, pois moro em SG. Acho q Niteroi ja não é mais um caso de amor. Só no beijo da Elliane...

    ResponderExcluir
  6. Gostei mais ainda fico com algumas dúvidas. Quem foi Boaventura? Quem foi a pessoa a dar o nome a ela? E porque alameda e não avenida ou rua? Já teve outros nomes? Qual motivo levou a construção? Quem pediu a sua construção?

    ResponderExcluir
  7. Gostei mais ainda fico com algumas dúvidas. Quem foi Boaventura? Quem foi a pessoa a dar o nome a ela? E porque alameda e não avenida ou rua? Já teve outros nomes? Qual motivo levou a construção? Quem pediu a sua construção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que alameda se deve ao fato de ser uma via em paralelo, com árvores ao centro,, independente do valão.

      Excluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem