Roberto Silveira: um ícone político fluminense

Hoje se celebra a memória de 50 anos da morte do ex-governador fluminense Roberto Silveira. Roberto Silveira foi um dos mais importantes políticos fluminenses do século passado, administrou o antigo estado do Rio de Janeiro (antes da fusão) de 1959 a 1961. A principal marca do ex-governador foi a proximidade com o povo e a atenção ao interior do estado, atributos que concederam ao político grande simpatia popular e projeção política nacional. Prova
de sua popularidade é que mesmo anos após sua morte, seu filho Jorge Roberto Silveira -prefeito de Niterói por várias vezes incluindo o atual mandato- fez sua carreira política amparado no legado político de seu pai. Roberto Silveira é lembrado até hoje no cenário político fluminense como uma figura lendária. O ex-governador morreu em plena função de sua administração, por ocasião da queda de seu helicóptero que sobrevoava o norte do estado para verificar a situação de áreas inundadas.

9 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Reclamar da gestão municipal é fácil. Quero ver realizar tanto quanto a família Silveira fez pela mais linda Cidade banhada pela Baía de Guanabara.

    ResponderExcluir
  2. Daniella Brum Silveira3 de março de 2011 às 13:33

    Então me diz o que ele fez??? Paulo, parece até que não reside em Niterói. Ele não faz nada há anos... Uns 10 anos pelo menos. O que fez ficou no passado e agora nada mais!

    ResponderExcluir
  3. Sei que é meio inevitável, mas o post não relaciona a memória do ex-governador com a administração municipal de seu filho - apesar de achar que é meio difícil não fazer essa relação inconscientemente. O que o post coloca em questão foi a memória do ex-governador Roberto Silveira.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que o post não remete diretamente ao JRS, mas o Paulo chama atenção para o legado da família...então não me aguentei!

    ResponderExcluir
  5. 'Não me aguentei' foi ótimo! rs rs rs

    O Paulo se empolgou e também não se aguentou... rs rs

    ResponderExcluir
  6. Calma gente, sempre tem um para defender o governo. Claro, defende pois deve fazer parte dele. Niterói está arruinada e o IPTU é o mais alto do ESTADO do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  7. "Simpatia e grande projeção política nacional" é empolgação também! Minha irmão reside em BH e meus tios e primos em Santos. Por lá, ninguém conheçe o Roberto Silveira. Se duvidar, nem na capital fluminense vão lembrar do nosso governador...

    ResponderExcluir
  8. Oi Patrícia, será que você está levando em consideração o fato de que esse ponto de vista diz respeito a 50 anos atrás?
    Não estou falando de personalidades políticas atuais, mas sim históricas...
    Leia novamente e veja se não está fazendo confusão.
    Abs.,

    ResponderExcluir
  9. Sim, editor, mas as personalidades políticas "históricas" se mantém na história. Vencem o tempo. Veja grandes craques do futebol ou políticos de relevância nacional.
    A morte dele pode ter sido um fato jornalístico da época: sensacionalismo. Nada além disso, mas nunca foi um político de projeção nacional... é conhecer o Brasil para saber. É melhor evitar confusão...

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem