Um ano de Corredor Viário

Essa semana o Corredor Viário da Alameda completou um ano de existência. Para quem conhece a Alameda sabe que o corredor foi importantíssimo para melhora da fluidez do trânsito em todo bairro do Fonseca, beneficiando também moradores de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá que se dirigem ao Rio ou a Niterói. As estimativas provam que o tempo de percurso reduziu quase a metade e favoreceu principalmente o fluxo dos coletivos. O corredor viário também serviu para organizar os pontos de ônibus na via, dando mais qualidade ao embarque e desembarque de passageiros. 
Toda a região se beneficiou com a construção do corredor, mas depois de sua inauguração os acidentes aumentaram. Talvez a fluidez maior tenha possibilitado um aumento da velocidade e com isso o índice de acidentes. Além disso, o número de atropelamentos aumentou sensivelmente. Com a falta de atenção e imprudência, pedestres atravessam a via fora da faixa e são surpreendidos por ônibus em alta velocidade na pista exclusiva. Sem dúvida o Corredor Viário da Alameda contribuiu para a melhora do trânsito, mas é importante que todos se adaptem as mudanças que ele trouxe para que o índice de acidentes pare de crescer. Aproveite para relembrar a inauguração do corredor viário no post de 20 de março do ano passado (clique aqui).

12 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Toda conquista para melhorar a infraestrutura da cidade mais linda do estado do rio de Janeiro é valida.
    Valeu pela cobertura do blog. Parabénns

    ResponderExcluir
  2. Esse corredor viário foi um adianto na minha vida. não perco tanto tempo no trânsito da alameda. Maravilha!

    ResponderExcluir
  3. Então completamos 1 ano sem o replantio das árvores cortadas da Alameda!

    ResponderExcluir
  4. Sempre aparece um ambientalista sem o conhecimento necessário de gestão pública dando pitacos nas realizações da administração de Niterói.
    O povo niteroiense quer progresso, desenvolvimento, transposrte público de qualidade e educação, enquanto a elite verde quer mais mato.

    ResponderExcluir
  5. Caro Paulo Martins, o leitor mais polêmico do blog, não me considero ambientalista, nem membro de uma elite verde, pois não marinei em 2010. Me preocupo, por exemplo, com uma possível desvalorização imobiliária, com a piora da qualidade do ar - pois o trânsito da alameda é composto por ônibus e caminhão - e com as promessas não cumpridas. Você, caro nacionalista, tem uma visão muito estreita de como proceder com o desenvolvimento econômico do país.

    ResponderExcluir
  6. É triste ver como ninguém pode mais expressar sua opinião sem a interpelação de um patrulheiro ideológico.

    Em primeiro lugar, não sou nacionalista. Além disso, também não sou verde. Defino minha personalidade política como "niteroiense apaixonado". Em segundo lugar, considero desrespeitosa a forma como fui tratado no último comentário. Mesmo assim, relevarei o incidente pois considero que todos aqueles que contribuem com o melhor blog sobre o Leste Fluminense são tão apaixonados quanto eu por Niterói.
    Finalmente, espero não continuar essa conversa de baixo nível com outro admirador da cidade mais linda do Estado do Rio de Janeiro.

    Parabenizo aos responsáveis pelo blog por mais uma cobertura dos eventos sociais, políticos e culturais de nossa cidade, principalmente, da minha querida Alameda.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, acho que não houve menção desrespeitosa ou de baixo nível de nenhuma parte, até porque, se existisse, o comentário não seria publicado. Não vou entrar no mérito da questão, mas a intenção do blog é exatamente essa: discutir visões inteligentes sobre nosso cotidiano, e assim, contribuir com nossa parcela cidadã em uma sociedade pensante. Acho que a questão política não está em discussão no mérito da questão, por isso não vamos perder o foco.

    ResponderExcluir
  8. Paulo, releia todos os comentários e verá que o primeiro comentário de menosprezo foi seu. Mas como disse, visão curta. abs e continue enriquecendo o blog com seus comentários...
    abs,
    Jimmy

    ResponderExcluir
  9. Editor,
    sei que me exaltei nessa discussão.Também quero contribuir com minha participação cidadã para o desenvolvimento de nossa região, por isso tanta tensão no debate acima.
    Um beijo no coração de todos aqueles que acompanham este espaço de reflexão sobre a sociedade niteroiense. Desculpas humildes de um niteroiense de coração.

    ResponderExcluir
  10. Muito bem rapazes, assim é que se fala! Amamos Niterói e todos concordamos que o corredor viário é, enfim, algo bem pensado e que melhora a vida de todos nós (e o plantio de árvores, não sei se foi modesto ou não, aconteceu ao final da via, além de ter sido prometido em outros pontos da cidade e não só na Alameda. Ah, e árvores levam um tempinho para crescer...). Bem, mas o que importa mesmo aqui é comemorarmos o sucesso de ao menos uma obra pública em tanto tempo, e este blog no qual podemos expressar esse sentimento todo ;-). Abçs a todos!

    ResponderExcluir
  11. o problema é o tempo q leva para a árvore crescer, amigo e camarada anônimo... Vc tem ideia da idade das árvores cortadas? sabe se a reposição ao menos iguala a quantidade? e a beleza do bairro que se esvaiu? são aspectos que devem ser levados em consideração. A educação, a inteligência tb leva um tempinho para desenvolver...

    ResponderExcluir
  12. mas deixemos de tagarelar sobre árvores e vamos falar sobre cousas mais interessantes, como a poluição do ar e visual!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem