A tragédia da chuva faz um ano

Há exatamente um ano atrás, não imaginaríamos que acordaríamos na manhã daquele 6 de abril de 2010 com a notícia de que uma chuva torrencial, que caía por mais de 12 horas ininterruptas, teria espalhado destruição, tragédia e paralisado completamente a cidade. Faltavam cinco minutos para as seis da manhã, foi quando minha mãe me acordou me dando a informação de que chovía muito intensamente desde a noite anterior. Minha reação foi ligar a tv na Globonews e a notícia era de que a Ponte estava interditada nos 2 sentidos. Foi impossível não despertar após essa informação! Imaginei logo que toda a cidade estava parada no trânsito. Ledo engano.
Liguei o telefone celular e comecei a tentar o número de amigos e parentes para saber ou informar sobre a situação. Foi então que percebi que ninguém teve condições de sair de casa. Ao tomar conhecimento que a situação era de calamidade, liguei o computador e o rádio na Bandnews Fluminense e as informações eram que todas as principais vias estavam interditadas por alagamentos ou deslizamentos de terra. Pelo rádio os ouvintes informavam que caminhos importantes como a descida da Caixa d'água para o Fonseca tinha sofrido vários e gigantescos deslizamentos de terra. O mesmo com a descida da Cachoeira, que também estava interditada por deslizamentos. Os deslizamentos se espalharam por muitos lugares a ponto de deixar o efetivo de socorro de Bombeiros e Defesa Civil insuficiente para atender aos chamados. 
Quem conseguia chegar a Ponte encontrava a Alameda, Jansen de Melo e a Avenida do Contorno alagadas, quem estava na Ponte ficou ilhado. Me lembro de assistir pelas câmeras online pessoas saindo dos ônibus e caminhado em plena via, porque os veículos não conseguiam descer em Niterói nem no Rio devido aos alagamentos. Seguidores do @radarfluminense falavam dos alagamentos de diversas ruas em Icaraí e São Gonçalo. Na tv a programação foi alterada e o noticiário se estendia por toda a manhã com notícias do que a chuva estava provocando. A informação das autoridades públicas era para que ninguém saísse de casa. O dia 6 de abril de 2010 foi um dia em que a chuva ditou as regras e mudou o cotidiano de todo mundo. O maior volume de chuva da história, iria ainda provocar a grande tragédia no Morro do Bumba. Foi quando quase 24 horas depois da chuva ter cessado, o Morro do Bumba sofreria um deslizamento gigantesco que o faria, praticamente, sumir do mapa junto com muito de seus moradores.
Um ano depois, mesmo com o número de mortos, poucas ações foram tomadas para se evitar uma nova tragédia. A impressão é que praticamente nada foi feito, por isso é importante se fazer um instante de reflexão sobre aquela tragédia para que nunca mais volte a acontecer.
Relembre aqui abaixo na opção 'Leia também' como essa tragédia foi destaque aqui no Radar Fluminense.

4 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. E mesmo depois de tanta tragédia o prefeito de nossa cidade permanece inerte!
    É no mínimo revoltante ver Niterói nas mãos de um governante tão incompetente quanto esse senhor.
    Niterói não merece isso!!!

    ResponderExcluir
  2. Ué, Niterói tem prefeito?

    ResponderExcluir
  3. Espero q saia do poder na proxima eleiçao e nunca mais volte!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem