Gentileza: o profeta que nasceu da tragédia

A tragédia do Gran Circus Norte-Americano, que completa 50 anos este mês, não foi capaz apenas de levar sofrimento às famílias das vítimas e comoção nacional, o triste episódio da história de Niterói também transformou a vida de um homem chamado José Datrino. José Datrino era um homem comum, que após a tragédia do circo, decidiu abrir mão de sua vida para viver como um profeta que disseminava o amor. Segundo a Wikipedia, na antevéspera do Natal daquele 1961, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.  Assim o fez. 




Passou a morar no local da tragédia, onde construiu jardins, hortas e cultivou flores. Ao contrário do que muitos imaginam, ele não perdeu nenhum familiar na tragédia, José Datrino disfrutava de uma vida estruturada, trabalhando como proprietário de uma transportadora de cargas (GUELMAN, Leonardo. Brasil Tempo de Gentileza). Após deixar o local que passara a cuidar, o Profeta Gentileza assumia sua missão de andarilho fluminense. Sob o lema "Gentileza gera gentileza!", o Profeta Gentileza passou a levar sua mensagem de amor ao próximo por diversos pontos de Niterói e Rio. Chegou a ser apelidado de o profeta da barca, por realizar pregações nas travessias pela Baía de Guanabara. O Profeta Gentileza eternizou suas mensagens ao pintar seus ensinamentos nas pilastras de sustentação dos viadutos da zona portuária do Rio. Gentileza entrou para a história como algo bom que brotou da tragédia, deixou a lição de que os homens devem amar ao próximo e se compadecer uns dos outros. Longe de poder ser considerado um santo, Gentileza marcou a história fluminense com sua mensagem "Gentileza gera gentileza!"

A biografia do Profeta Gentileza pode ser conferida no site do projeto que cuida dos seus escritos, o 'Rio com Gentileza' e pode ser acessado clicando aqui ou no livro ' Brasil Tempo de Gentileza' de Leonardo Guelman. Abaixo também é possível conferir o clipe da música 'Gentileza' de Marisa Monte, que permite conhecer um pouco da trajetória e ensinamentos do Profeta Gentileza.


9 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Muito obrigado mesmo pela sua matéria! Sempre quis saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Linda música, quase chorei...

    ResponderExcluir
  3. Este é a maior personalidade niteroiense! Parabéns, editor.

    ResponderExcluir
  4. Impressionante como muitas vezes não damos conta do leque de personagens fundamentais que construíram a história de Niterói.
    Ao jogar uma luz sobre essas figuras, este blog cumpre uma importante função social.

    Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  5. Brother, este blog tem q destacar nossas personalidades. Podia ser uma por semana, não é editor? Uma coluna semanal ou quinzenal sobre este assunto. Então beleza, brow!

    ResponderExcluir
  6. Olá Yuri, obrigado pela sugestão! Infelizmente este editor escreve sozinho o blog e aí nem sempre dá para fazer aquilo que gostaria... Querendo colaborar com o Radar Fluminense, fale comigo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Editor,

    desculpe-me pela intromissão, mas como eu poderia entrar em contato para colaborar com o blog?

    ResponderExcluir
  8. Fala editor, meu brow! Seria uma honra, mas não conseguiria manter a qualidade e o padrão radar de qualidade! Prefiro ser mais um leitor de qualidade e comentar seus tópicos. Mas valeu e boas ondas!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem