Niterói fica em 2° lugar no ranking nacional do IDHM renda

Foi publicado nesta segunda-feira o atlas que mostra o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de cada cidade do país. Para se calcular o IDHM, são considerados três indicadores: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). 


No caso da renda, é avaliado o rendimento per capita (por pessoa) do município. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, Niterói alcançou o segundo melhor índice do país com IDHM renda de 0,887. A cidade fluminense ficou atrás apenas de São Caetano, no ABC paulista, que tem índice de 0,891 e também registra o melhor IDHM geral do país.

Reprodução: G1


Saiba o que é o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

O IDHM é o resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos dos censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010. O estudo é dividido em três dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável [longevidade], ter acesso a conhecimento [educação] e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas [renda]. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

9 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. 2º???????? A cidade ficou em 7º. Parece até político querendo enrolar o povo kkk.

    ResponderExcluir
  2. No post faço menção ao IDHM "renda". Leia novamente...

    ResponderExcluir
  3. PROPAGANDA ENGANOSA: " Niterói fica em segundo lugar no ranking nacional do IDHM"

    2º ????????????? MENTIRA ...

    O titulo não é verdadeiro, e induz as pessoas a entenderem de forma errada.
    Se era sobre a renda, por que não especifica isso no titulo.... ???
    O povo não é mais trouxa mais não.
    Matérias como essa,tendenciosas ... só nos faz ficar cada vez mais alertas.

    7º , 7º ,7º ,7º ,7º ,7º ,7º ,7º ,7º ,7º , essa foi a posição de Niteroi no ranking nacional de IDHM.

    ResponderExcluir
  4. Ok, Para não restar dúvida para quem não lê o post com atenção, alterei o título incluindo a informação 'IDHM renda'.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o comentário do anônimo. Não é questão de "quem não lê o post com atenção", mas de um título mal formulado.

    ResponderExcluir
  6. Niteroi não é uma cidade que "fabrica" ricos, mas "abriga" ricos. O que faz a cidade ficar em 2º lugar em renda que tanto deu orgulho ao Editor é o fato de se ganhar muito dinheiro trabalhando no Rio por exemplo e voltando pras suas belas casas em Icaraí e RO pra dormir. Fora os inúmeros aposentados ricos que se cansaram da vida agitada do Rio e vieram para o "interior" sem perder a proximidade da capital. Portanto, acho que o relevante seria enaltecer o IDHM da educação por exemplo e não a cnta bancária de cada um. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, notou que há um esclarecimento sobre como é composto o IDHM? O quesito 'edução' está lá mostrado no post e continua sendo 'muito alto', assim como os demais (inclusive ilustrei o post com uma imagem que facilita o entendimento da composição do índice). Na minha avaliação todos os quesitos são motivo de orgulho, principalmente o de renda, mesmo a cidade - apenas - abrigando ricos.
    Vale a leitura completa da análise sobre o quesito educação, lá se pode perceber que ela é bastante positiva, inclusive quando comparada com cidades maiores. Garanto que você não se decepcionará com IDHM Educação de Niterói.
    Depois me conte. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Vejo muitos recalcados cariocas comentando neste blog, mas poucos louvam o desenvolvimento econômico e cultural da cidade de Niterói. Mais uma vez o "interior" ultrapassou a capital fluminense nos índices de qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  9. Nossa cidade sempre ultrapassou o Rio quando se fala em desenvolvimento humano. Esse recalque e inveja dos cariocas por Niterói é ridículo!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem