Acervo do Museu da Imagem e do Som disponível na web através da Rádio MIS RJ

Para ter acesso ao imenso acervo fonográfico do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), não é preciso mais se deslocar até a sede da instituição, na Lapa. Clássicos da Música Popular Brasileira, que foram abandonados pelas estações FM, agora podem ser ouvidos em qualquer canto do mundo através da Rádio MIS RJ, disponível gratuitamente na internet. Mais de 7 mil ouvintes já se conectaram com esse conteúdo de notável qualidade artística e inestimável valor histórico, sendo que a maioria deles é do exterior.


Gravações de pérolas de Pixinguinha, Lamartine Babo, Dorival Caymmi, entre outros mestres do cancioneiro nacional, que estavam guardadas nos arquivos da casa, podem ser ouvidas em qualquer computador ou celular. A qualidade do repertório, que inclui sambas, chorinhos, marchas e bossa nova, está atraindo ouvintes de outros estados brasileiros e até dos Estados Unidos, Argentina, Canadá, Irlanda e frequentemente de Portugal.

A rádio, que funciona 24 horas por dia, tem seu repertório selecionado a partir dos acervos que compõem o museu. Grande parte da fonte das músicas vem do arquivo da antiga Rádio Nacional, que marcou época principalmente nas décadas de 1930, 40 e 50. Gravações em acetato, LPs, fitas de rolo e outros suportes foram digitalizadas para a realização da transmissão pela internet e podem ser ouvidas através do site do Mis ou pela rádio web http://www.radiomisrj.com.br.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem