UFF na vanguarda da preservação audiovisual

No Brasil, a Universidade Federal Fluminense é precursora do campo de pesquisa sobre conservação audiovisual; por isso, se transformou em celeiro de talentos na área. Desde o começo de suas atividades, seu curso de graduação em Cinema e Audiovisual construiu um caminho sólido como referência em preservação. Foi, inclusive, o primeiro a criar uma disciplina obrigatória nesse campo para os estudantes de graduação, formando profissionais qualificados e abrindo portas para carreiras internacionais nesse campo de atuação.


Em 2021, a conservação da produção audiovisual brasileira ganhou mais um capítulo com a parceria entre a UFF, através do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), vinculado ao Departamento de Cinema e Vídeo, e a Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas.
A colaboração garantiu a compra de equipamentos para tratamento de imagens raras dos acervos da UFF, bem como a preservação do patrimônio, o que permitirá a publicação e a consulta virtual das obras no futuro.

Essa parceria foi responsável pela compra de um scanner profissional para digitalizar filmes antigos e eventualmente deteriorados. O equipamento pode escanear películas com resolução de cerca de quatro mil pixels. A UFF se torna vanguarda nessa categoria de tratamento, compondo a primeira unidade de digitalização profissional em uma universidade.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem