Segunda maior termelétrica do país é inaugurada no Porto do Açu

Com 1.338 MW de capacidade instalada, o suficiente para fornecer energia a 6 milhões de residências, GNA I uma usina termelétrica movida a gás natural localizada no Porto do Açu, região norte do estado do Rio de Janeiro, iniciou suas operações. O empreendimento contribuirá para a segurança energética do Sistema Interligado Nacional (SIN), assumindo a posição de segunda maior termelétrica do país.

Foto: reprodução


Segundo o Porto do Açu, a GNA I é uma usina termelétrica em ciclo combinado composta por três turbinas a gás e uma turbina a vapor. Graças a tecnologias avançadas, aproximadamente um terço da energia produzida pela usina é gerada a partir da turbina a vapor. Isso significa a capacidade de geração de aproximadamente 465 MW, sem consumo adicional de gás, o suficiente para abastecer mais de 2 milhões de residências.

A usina começou a ser construída em 2018 e empregou mais de 12 mil trabalhadores em diferentes momentos do projeto. Para priorizar a contratação de mão de obra local, a GNA criou um Programa de Qualificação Profissional gratuito, em que 56% dos alunos que concluíram os cursos foram contratados para trabalhar nas atividades da GNA, inclusive um número relevante de mulheres, incentivando a equidade de gênero na força de trabalho.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem