Acervo do MIS pode ser pesquisado na internet

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS) está disponibilizando na internet a consulta ao banco de dados com mais de 48 mil itens, entre filmes, fotografias, cartazes, depoimentos e livros, entre outros. São preciosidades como, por exemplo, o documentário "As Sete Maravilhas do Rio de Janeiro" (1934), o depoimento do músico Pixinguinha e fotografias de Augusto Malta, cujos resumos catalogados passam a ser vistos, como consulta prévia, em qualquer computador ou celular no mundo inteiro. O acesso aos conteúdos propriamente ditos necessita de visitação à instituição e solicitação oficial, em caso de utilização.



A partir de agora, pesquisadores e o público em geral não precisam mais ir à sede da entidade, na Lapa, na região central da capital, para saber o que está catalogado e poderão solicitar por e-mail o acesso ao conteúdo propriamente dito, por meio do endereço saladepesquisa@mis.rj.gov.br. A consulta ao banco de dados pode ser feita no próprio site da instituição (www.mis.rj.gov.br), clicando na aba "Pesquisa Online".

Os estudiosos e pesquisadores terão acesso ao acervo do Setor Audiovisual, com 2.292 itens; aos Depoimentos para a Posteridade, com 1.086 depoentes, à Biblioteca, com 7.711 livros; ao Setor Textual, com 37.346 itens; e ao Tridimensional, com 920 objetos. Em breve, o museu vai oferecer também acesso aos setores Iconográfico, de Partitura e Sonoro.

O banco de dados será atualizado diariamente, e seu incremento vem sendo proporcional à grandeza do museu. Como um todo, o acervo do MIS é formado por 33 coleções particulares de importantes personalidades da cultura brasileira, doadas ou adquiridas pela instituição, e não para de crescer.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem