Praia do Sossego recebe certificado internacional 'Bandeira Azul'

A Prefeitura anuncia que um dos mais belos recantos de Niterói, a Praia do Sossego, entre Piratininga e Camboinhas, é oficialmente a primeira praia da cidade a receber o certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul. Além da beleza natural, as recentes intervenções realizadas pela Prefeitura foram importantes para que a comissão avaliadora escolhesse o local.



O prêmio é concedido a praias, marinas ou embarcações que possuam um elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema como um todo. O certificado internacional é um programa credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e pela Unesco. É uma espécie de passaporte que certifica que o local está entre os melhores com a garantia de um símbolo de qualidade, beleza e preservação ambiental.

De acordo com a Prefeitura, os requisitos para conquistar o certificado incluem cumprimento de qualificações como a amostragem e frequência da qualidade da água e critérios como não ceder espaço para camping ou mesmo circulação de veículos em seu espaço, assim como não pode existir depósito de entulhos não autorizados. Equipamentos na praia devem estar em boas condições de conservação e devem ser implementadas medidas apropriadas de segurança pública.

No Brasil, 22 praias receberam o certificado de Bandeira Azul, em sua maioria no estado de Santa Catarina. No Rio de Janeiro, as praias do Peró (Cabo Frio), prainha e praia da Reserva, no Rio de Janeiro, possuem a certificação.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem