Projeto revitaliza Alcântara através das cores do grafite

A Prefeitura de São Gonçalo vem trabalhando na revitalização do centro comercial do bairro de Alcântara utilizando a arte dos grafites. Os artistas utilizam as paredes do viaduto que corta do bairro como painel de pintura. As paredes antes degradas pelo tempo e desordem urbana, agora começam a ganhar vida e cores através das pinturas de grafite.



Segundo a prefeitura da cidade, o painel do viaduto já mudou a dinâmica urbana do bairro e carrega na cor das tintas e nos traços de cada desenho a essência da cidade, que é o berço do grafite no Estado do Rio de Janeiro. O projeto, ligado à Secretaria de Turismo e Cultura, com curadoria e a direção de arte de Marcelo Eco, conta com os grafiteiros Ogai, Siri, Tex, Trep, Gut e Xamp; produção de José Luiz Mancha.

A projeto ainda utiliza a arte do grafite como espaço para contar a história da cidade. De acordo com a prefeitura, os painéis da segunda etapa irão contar os primórdios do desenvolvimento industrial no município. Se a primeira tela contou um pouco da história da região antes mesmo de receber o nome de São Gonçalo, a segunda pintura irá remontar a essência do bairro do Alcântara, com o porto do bairro, estação de trem, desenvolvimento da cidade, indústria, cana de açúcar, bonde elétrico e tudo que remete ao crescimento econômico.

Para a prefeitura o projeto visa conscientizar a população sobre a necessidade de conservar o local, melhorando o aspecto da cidade. A ideia é colorir as estruturas contando um pouco da história de cada bairro, com a arte que tem suas origens no município. Os primeiros viadutos contemplados para receber as artes serão do Alcântara, Colubandê, Santa Luzia e Maria Paula.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem