Beer Day: rota cervejeira destaca os rótulos produzidos na cidade

A Prefeitura de Niterói promoveu, neste sábado (06), o Beer Day que levou apreciadores de cerveja em um tour pelas cervejarias artesanais da cidade como forma de apresentar e incentivar a produção local. O passeio foi o primeiro realizado após a flexibilização das medidas sanitárias e que marca a abertura das atividades comemorativas do aniversário da cidade, comemorado em 22 de novembro. O tour foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seden) em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbanismo e a Neltur.



A cidade seguiu a tendência do mercado cervejeiro no Brasil que cresceu 14,4%, de acordo com o Anuário da Cerveja de 2020, do Ministério da Agricultura, publicado este ano. Niterói tem, atualmente, 78 estabelecimentos ligados à produção e distribuição de cerveja artesanal, entre cervejarias, bares cervejeiros e feiras, segundo levantamento do Programa Desenvolvimento dos Projetos Aplicados, convênio entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A cidade também conta com 7 fábricas de cerveja, 4 fábricas em processo de registro, 32 cervejarias ciganas, 19 bares cervejeiros, 5 associações cervejeiras, 3 startups de bebidas artesanais e 2 coletivos cervejeiros. Esses estabelecimentos empregam, aproximadamente, 600 pessoas entre empregos diretos e indiretos e é uma das apostas da cidade para a retomada econômica pós-pandêmica.

A Rota Cervejeira, já estabelecida em Niterói, é uma alternativa para fomentar o turismo, integrando as fábricas de cerveja artesanal da cidade, e valorizar o Selo Cervejeiro. O percurso também estimula a qualificação das fábricas deste segmento. No tour, foi possível visitar e conhecer a história das fábricas, além de degustar cervejas das marcas Malteca (Jurujuba), Masterpiece (Cafubá), Noi (Itaipu), Máfia (Itaipu), Habeas Copos (São Francisco), Biergarten (Icaraí), além da Vila Cervejeira (Icaraí). 

(Prefeitura de Niterói)

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem