Alerj aprova recursos para restauração do Arquivo Municipal de Campos

A destinação de recursos para a reforma e restauração do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, arquivo municipal da cidade de Campos, foi aprovada por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na noite desta quinta-feira (16). O prefeito Wladimir Garotinho fez um agradecimento especial ao presidente da Casa Legislativa, André Ceciliano, a quem solicitou o apoio para a recuperação de um dos principais equipamentos culturais de Campos em outubro, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), na apresentação do Fundo Soberano dos Royalties do Petróleo.

“Com as obras, nosso objetivo é tornar o Arquivo Público, que já é o equipamento histórico-cultural mais importante do interior do Rio e o quinto em importância do Brasil, o melhor e mais bem equipado da América Latina”, declarou o prefeito.



São R$ 20 milhões da sobra do duodécimo da Alerj em recursos para a restauração do Solar do Colégio e também para restauração do acervo e digitalização dos documentos do Arquivo Público. Os repasses, que ocorrerão conforme as intervenções, serão feitos diretamente à Uenf. que acompanhará a execução do projeto desenvolvido em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra).


Segundo o deputado estadual Bruno Dauaire “Essa obra no Arquivo Público de Campos é uma conquista histórica para toda a região. É um acervo que precisa ser digitalizado, é um prédio histórico que precisa de reforma".


A Uenf acompanhará a execução do projeto desenvolvido em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra). A universidade tem outros projetos para o Solar do Colégio, prédio construído pelos Jesuítas no século XVII, o mais antigo de Campos tombado pelo Iphan. (Fonte: Prefeitura de Campos)

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem