Estado terá o maior mapeamento dos sistemas de água e esgoto do país

As maiores estações de tratamento de esgoto (ETEs) do estado do Rio de Janeiro, a ETE Alegria e a ETE Penha, vão poder ser vistas e analisadas através da tela de um computador. Isso porque, as estações vão ganhar gêmeos digitais, ou seja, a reprodução virtual das unidades.

As réplicas fiéis dessas estações e de outras infraestruturas de água e esgoto estão sendo realizadas com alta tecnologia empregada pela Águas do Rio, que trouxe para o estado o programa Infra Inteligente, desenvolvido pela Aegea, líder nacional no setor privado de saneamento.



Este será o maior mapeamento digital de unidades de abastecimento de água e esgotamento sanitário produzido no país e dará a nova concessionária mais uma ferramenta de gestão para melhorar os processos e potencializar a eficiência dos serviços prestados em 27 municípios fluminense.

Os dados para a reprodução digital são obtidos com capturas de imagens por drone e registros nos locais, que depois são transferidos para um scanner a laser, capaz de coletar um milhão de pontos por segundo e gerar a reprodução tridimensional. São catalogados todos os ativos, ou seja, equipamentos operacionais, civis e eletromecânicos como, por exemplo, uma válvula, um conjunto motobomba ou um quadro de comando. (Fonte: Águas do Rio)



Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem