Seropédica vai receber usina de produção de biogás



O Grupo Urca Energia anunciou nesta segunda-feira, dia 7, a construção de uma usina de produção de gás carbônico (CO2) verde em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O valor para a construção e aquisição dos equipamentos da unidade é de R$ 45 milhões e faz parte do investimento total de R$ 1,2 bilhão na Gás Verde, empresa recém-adquirida pela Urca Energia e que possui plantas de geração de energia elétrica a partir de biogás em Nova Iguaçu e São Gonçalo.

A planta de Seropédica será a primeira no Brasil a produzir CO2 verde pelo aproveitamento de biometano gerado a partir dos resíduos orgânicos de aterro sanitário. A expectativa é de que a usina comece a operar em 18 meses. A unidade vai gerar em torno de 100 toneladas de gás carbônico verde por dia, o que representa aproximadamente 10% do consumo diário do Brasil.

O CO2 verde é usado na indústria de Alimentos e Bebidas, nos processos de gaseificação de líquidos e congelamento de alimentos; na Metalurgia, no tratamento térmico de soldas, e no setor de Saneamento para o tratamento de efluentes.

O que é Biogás?

Segundo a Wikipedia, Biogás é o nome comum dado a uma mistura de gases que foi produzida pela decomposição biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio. Normalmente consiste em uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2), com pequenas quantidades de gás sulfídrico (H2S) e umidade.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem