CEDAE instala sistema capaz de controlar proliferação de algas no sistema lagunar do Guandu



A Cedae investe em tecnologia de ponta para garantir a qualidade da água nas lagoas de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu. Fabricadas na Holanda, as plataformas flutuantes MPC-Buoy, da LG Sonic, emitem ondas de ultrassom de baixa potência capazes de monitorar e controlar a proliferação das algas. Foram investidos mais de R$ 4,3 milhões na aquisição e instalação de oito boias ao longo do sistema lagunar do Guandu.

Os equipamentos são carregados por energia solar e contam com software hospedado na web que permite o monitoramento, em tempo real, das condições das lagoas.

Estudos apontam que o sistema é capaz de eliminar de 60% a 90% das algas existentes, além de prevenir o crescimento de novos organismos. Todo o processo ocorre de forma segura e ecologicamente sustentável - sem uso de produtos químicos, liberação de toxinas e/ou danos ao ecossistema local. As boias são utilizadas em lagos e lagoas em 96 países, com pesquisas desenvolvidas em parceria com empresas e instituições internacionais.

O sistema se baseia no ultrassom que cria uma camada de som na parte superior da água. Essa barreira sonora ultrassônica impede que as algas subam à superfície e absorvam luz solar para a fotossíntese – e, consequentemente, se desenvolvam. Ao perder a capacidade de flutuação, esses organismos afundam e não encontram condições favoráveis para floração.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem