Rio estuda fomentar a produção de fertilizantes



O Governo do Rio de Janeiro criou um grupo de trabalho para elaborar um plano com ações estratégicas para fomentar a produção de fertilizantes no território fluminense. A medida foi publicada nesta sexta-feira (11/03), no Diário Oficial do estado, e está alinhada com as iniciativas do governo federal, que lançou hoje, em Brasília, o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), visando reduzir a dependência do Brasil em relação aos fertilizantes importados.


O Brasil importa mais de 90% dos fertilizantes utilizados na produção agrícola e a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, um dos principais fornecedores do Brasil, preocupa o setor de agronegócios e pode impactar o preço dos alimentos no país.


– O Rio de Janeiro está consciente sobre a necessidade de reduzir a dependência externa de fertilizantes. Somos o maior produtor nacional de gás natural, uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação de fertilizantes, e precisamos estimular empreendimentos do setor que, além de garantir a produção de alimentos, podem gerar empregos e renda para os cidadãos fluminenses – afirma o governador Cláudio Castro.


Inicialmente, o grupo de trabalho é formado por membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais e da Embrapa, que irá incorporar representantes de outros órgãos e entidades.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem