Estado terá trilha mais longa da América do Sul

O projeto “Volta ao Rio” unirá 16 municípios na trilha sinalizada mais longa da América do Sul e dará ao Estado do Rio de Janeiro uma nova alternativa para o turismo verde no período pós-pandemia. A rota está conectando as unidades de conservação de Niterói a municípios como Maricá, Rio Bonito, Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé e Quissamã, entre outros, formando uma trilha contínua no litoral norte fluminense.

A ideia do projeto “Volta ao Rio” é unir o incentivo ao turismo, à geração de emprego e renda e à preservação do meio ambiente, envolvendo governo, voluntários, grupos escoteiros e empresários como parceiros e patronos de trechos das trilhas.



Rota Darwin – também incluída na Rede Nacional de Trilha de Longo Curso e Conectividade através da Rota Darwin, a trilha de longo curso implantada no ano de 2018 pela Prefeitura de Niterói.

A trilha conecta paisagens dos municípios de Niterói e Maricá, ligando importantes unidades de conservação municipais e estaduais, bem como outras áreas de grande relevância ambiental. A Rota Darwin possui parceria com o Parque Estadual da Serra da Tiririca, a Secretaria de Meio Ambiente de Maricá, o Instituto Estadual do Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, sendo ainda membro da Rede Brasileira de Trilhas.

A trilha conta com sinalização rústica por toda a sua extensão de 74 quilômetros e tem início na estação hidroviária da Praça Araribóia, no centro de Niterói, seguindo junto à orla da Baía de Guanabara em direção à Praia das Flechas, passando pelo Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) em seu setor Costeiro Lagunar, onde é possível observar a Ilha da Boa Viagem, as cavernas localizadas abaixo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e as pedras do Índio e de Itapuca.

O percurso segue, então, para o bairro São Francisco em direção à sede do Parnit no Parque da Cidade e, neste trecho, segue pela Trilha Tupinambás em direção à Ilha do Pontal – parte integrante do Parnit em seu Setor Costeiro Lagunar. A partir deste momento a Rota Darwin corta o bairro de Itaipu e adentra o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) através da trilha do Morro da Peça, mangue do Canal do Camboatá e trilha Córrego dos Colibris. Após, a trilha segue pelo Caminho de Darwin, um importante trecho histórico e ambiental por onde o naturalista Charles Darwin passou em sua viagem ao Brasil em 1832. Em seguida a Rota Darwin segue para Maricá. A iniciativa conta com o trabalho de voluntários e apoio de escoteiros.

A Rota Darwin também integra a Trilha Oiapoque x Barra do Chuí, maior rota de caminhada da América do Sul, conectando os extremos do litoral brasileiro. 

Fonte: Prefeitura de Niterói

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem