Mercado Municipal abre as portas em Niterói

Foto: Radar Rio


Depois de quase 40 anos, o Mercado Municipal de Niterói foi reaberto nesta quinta-feira (27). O prédio histórico de arquitetura neoclássica foi restaurado após passar por um retrofit e receber R$ 69 milhões em investimentos. Localizado na Avenida Feliciano Sodré número 488, o Mercado tem 9.700 metros quadrados e 172 lojas de gastronomia, decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria, entre outros serviços. O local passou por uma grande revitalização, com a preservação das características do prédio original e ajustes internos para adequá-lo à atualidade.

A inauguração do Mercado Municipal aconteceu com muita festa, exposição de automóveis antigos, apresentações musicais e a bateria da Escola de Samba Unidos do Viradouro. A recuperação e a reabertura do espaço foram possíveis em razão de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Consórcio Novo Mercado Municipal. Foi firmada uma Parceria Público Privada (PPP) para os próximos 25 anos. A estimativa é que o Mercado receba cerca de 8 mil visitantes por dia, mais de 100 mil por mês e mais de um milhão e meio por ano. O espaço vai movimentar cerca de R$ 7 milhões por mês.



Além de gerar um impacto positivo na economia de Niterói, o Mercado Municipal também vai ampliar a oferta de trabalho na cidade. São mais de dois mil empregos gerados direta e indiretamente, com capacitação profissional. O projeto vai trazer desenvolvimento não só para a região de Niterói, mas também para todo o entorno. As lojas foram orientadas a formar profissionais.

Quem visitar o Mercado Municipal de Niterói vai encontrar no térreo um espaço para comercialização de frutas (com espécies raras e de cultivo orgânico e oriundas da economia familiar), verduras, legumes, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. Os restaurantes, cervejarias artesanais e uma adega estão no mezanino. Haverá também uma nova praça, boulevard e estacionamento com cerca de 200 vagas. O cuidado com o meio ambiente também está presente. O local conta com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

Foto: Radar Rio





Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem