Desafio Solar Brasil Enel volta a Niterói

Acontece até domingo (6), na Praia de Icaraí, o Desafio Solar Brasil Enel (DSB). O evento é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Clima, que incentiva iniciativas de sustentabilidade e inovação na cidade. O DSB é um projeto de extensão que organiza uma competição de barcos movidos a energia solar, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de tecnologias e aplicações das fontes alternativas de energia em embarcações.

O Desafio Solar Brasil Enel está de volta a Niterói depois de uma etapa na cidade em março de 2022. O evento tem a participação de pelo menos 20 universidades e instituições de ensino de vários estados brasileiros que desenvolveram suas embarcações movidas a energia solar.



Mais do que uma competição, o DSB contribui para a formação de uma rede de pesquisadores engajados em encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Ao estimular a aplicação de painéis fotovoltaicos em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros, o evento impulsiona a transição para fontes de energia limpa e fortalece a conscientização sobre sua importância.

Além das competições, o Desafio Solar Brasil Enel oferece uma programação ampla e diversificada. Haverá palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público.

Os principais temas das discussões são descarbonização, transição energética, economia circular e materiais compósitos, hidrogênio verde, tecnologia social e tecnologia embarcada. Com informações da Prefeitura de Niterói.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem