Miguel Pereira inaugura primeiro trem turístico a vapor do Estado



Miguel Pereira comemorou 68 anos em outubro, mas o presente é do setor turístico do Estado do Rio de Janeiro, com a inauguração da primeira Maria Fumaça turística a vapor fluminense. A entrega da locomotiva, que resgata uma parte importante da história da cidade de 30 mil habitantes, onde há um conjunto ferroviário da RFFSA tombado como patrimônio cultural nacional, foi feita à população pelo prefeito André Português, durante as comemorações do aniversário do município. A expectativa é que o equipamento transporte 950 mil passageiros por ano.

André Português destacou o apoio do Governo do Estado no processo de "desenvolvimento acelerado" de sua região. Segundo o prefeito, estudos indicam que novos empreendimentos, puxados pela Maria Fumaça, e que já ajudaram a abrir mais de 1.500 vagas de trabalho formais, incrementem ainda mais a gastronomia, a rede hoteleira e o comércio.

Decreto estadual declarou Miguel Pereira 'Cidade do Entretenimento e da Gastronomia'


Por conta do sucesso em diversas áreas, Miguel Pereira foi declarada a ‘Cidade do Entretenimento e da Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro’. O título inédito foi sacramentado pela Lei 10.038, sancionada pelo governador Cláudio Castro.


Com recordes de visitantes em todos os feriados deste ano – entre 93% a 99% de ocupação hoteleira, de acordo com a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e HotéisRIO - o município, mesmo no frio, ferve em atrações.


Para se transformar em cidade modelo para o Estado, Miguel Pereira vive o boom no turismo, por meio de investimentos em projetos arrojados, como o bem-sucedido Parque Terra dos Dinos, orçado em R$ 70 milhões.

Outra novidade é a Rua Coberta, com lojas de diversos segmentos, cinema e restaurantes. Há ainda a Rua Torta, réplica de Gramado, no Sul do País, criada só para visitantes tirarem fotos.

Um passeio com crianças da rede pública de ensino, além do acendimento de luzes do projeto Natal Inesquecível e a árvore do Lago Javary, marcou a primeira viagem oficial da composição. O trem turístico fará inicialmente um trajeto de 9km, do Centro da cidade ao distrito de Governador Portela. Posteriormente, o percurso irá até a Frontin, em Vera Cruz.

O passeio fará os passageiros viajarem no tempo, com a tripulação usando trajes de época para contar a história da região e do estado, desde a colonização. Doado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), o equipamento funcionará com duas composições (duas locomotivas e três vagões para cada uma). Ao longo do dia, também houve desfile cívico e solenidade na Câmara de Vereadores e, à noite, um show da dupla Zé Neto & Cristiano.

A Maria Fumaça é um dos sete projetos de grande porte que foram planejados pelo prefeito, ajudando na formação de um condomínio empresarial, de acordo com André Português. Um deles é a Fábrica de Chocolates Lugano, um investimento de R$ 100 milhões, que vai gerar 400 empregos diretos e indiretos. Os empreendimentos já atraem turistas.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem