Casa de Oliveira Vianna: um local que você merece conhecer

A casa onde viveu o jurista, escritor e jornalista Oliveira Vianna foi adquirida pelo Governo do Estado, após a sua morte, em 1955, sendo transformada posteriormente em casa de cultura com objetivo de preservar e divulgar todas as obras produzidas pelo autor. A residência funciona como centro de pesquisas voltado para temas relacionados às Ciências Sociais, onde são promovidos cursos, seminários, exposições e o desenvolvimento de atividades educativas e culturais dirigidas ao ensino fundamental, médio e superior. 




A casa é uma construção do princípio do século XX, com características das casas urbanas que surgiram na época. Situada em centro de terreno, preservava a intimidade da família. Na varanda lateral abrem-se portas que dão acesso à biblioteca, á sala de jantar e à sala de visitas. A residência tem amplo jardim com vários canteiros, árvores frutíferas, um chafariz rodeado de bancos e na parte posterior um caramanchão, que serve de cenário para a realização de atividades educativo-culturais. Na biblioteca da casa estão expostos livros de autoria do patrono e diversos escritores. A coleção totaliza 15 mil exemplares, entre livros, folhetos e periódicos. Na residência do escritor encontram-se peças de mobiliário, pinturas, porcelanas, cristais e objetos de uso pessoal. Oliveira Vianna publicou cerca de 16 livros com ênfase em Sociologia, Antropologia, História e Direito. O espaço foi restaurado e recentemente inaugurado. A Casa de Oliveira Vianna fica no Ponto Cem Réis, no número 41 da Alameda. Faça uma visita virtual! (Fonte/imagens: Funarj)

2 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Porque parou? Niterói e São Gonçalo não acontece mais nada de interessante? Vamos lá, continue com o blog! Eu sei que é dificil, mas não pode deixar a peteca cair não. Já coloquei este blog na lista dos blogs que leio, mas se parar não rola! Continue! Se precisar de algo estamos aí!! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem