O maior volume de chuva da história

A chuva que está causando tragédia e calamidade no estado tem explicação. Nunca choveu tanto em tão pouco tempo desde que o índice pluviométrico começou a ser medido. Nas últimas 24 horas choveu mais de 288 milímetros, o indíce mais alto era de 245 registrado em 1966. Isso significa dizer que choveu mais que o dobro do previsto para todo o mês de abril. A chuva de ontem para hoje bateu todos os recordes históricos e as consequências se concretizam em tragédia. 
Vários pontos de morros deslizaram em Niterói, o Radar Fluminense percorreu no fim da tarde as imediações da Rua São José no Fonseca e ficou assustado com o que viu. Eram muitas clareiras na mata, que soterraram dezenas de casas. Segundo moradores as equipes de Bombeiros e Defesa Civil não conseguiram dar conta de tanta desgraça e em alguns locais o socorro ficou a cargo da própria população. A mesma situação se repetiu em bairros de São Gonçalo, como no caso da Covanca e Engenho Pequeno. Vias ficaram completamente interditadas pelos desmoranamentos de terra como no caso da estrada Velha de Itaipu, da Cachoeira, Rodovia Amaral Peixoto. Quem circulou pela cidade não a reconheceu, ruas alagadas, sujeira, lama, tudo fechado e vazio. Agora é pensar em como reconstruir a cidade após o fim do dilúvio. Um mapa colaborativo foi criado no Google Mapas para que os internautas ajudem a catalogar os locais de alagamentos ou deslizamentos. Para acessar o mapa clique aqui.

1 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Hoje, dia 08/04, pensando eu que era dia de recomeços, acordo com a notícia de mais uma tragédia: o soterramento da comunidade do Morro do Bumba. Fica perto da casa da minha avó, mas graças a Deus, onde ela mora não foi afetado. Porém, não posso dizer o mesmo pelas 200 pessoas(estimativa) que ainda estão desaparecidas naquele lugar. Soube que alunos do colégio onde estudei não sobreviveram, e bate a angústia. As autoridades dizem que não era para existirem casas em cima desse antigo lixão, mas haviam construções de mais de 30 anos lá! Quem deixou que elas permanecessem lá então?

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem