A história dos cinemas niteroienses em livro

Sou do tempo do Cinema Central, Cinema Niterói e o Cine Icaraí. Ver a migração dessas salas de cinema das ruas para o interior dos shoppings foi algo bastante curioso. E agora temos a possibilidade de revisitar esse processo e entendê-lo melhor através da leitura do livro “Cinematographo em Nictheroy -  História das salas de cinema de Niterói”, de Rafael de Luna que é professor do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). O livro traz um panorama abrangente sobre o papel do cinema na cidade que, por mais de um século, foi a capital do Estado do Rio de Janeiro. A obra é fruto do projeto de
pesquisa História das Salas de Cinema de Niterói, o título abrange o período do final do século XIX até o ano de 2012.  O livro também trata de aspectos como a passagem para o cinema sonoro, a chegada das telas panorâmicas, o advento do cinema drive-in e a recente implantação dos multiplexes nos shopping centers do município. O livro foi lançado em fevereiro e está disponível nas livrarias da EdUFF, na Livraria Arlequim ou na Leonardo da Vinci. Sem dúvida nenhuma, leitura mais que obrigatória!

1 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Vou comprar um para mim e outro para a minha sogra. Provas cada vez mais definitivas da relevância social, política, cultural, econômica, intelectual, religiosa, artística, geográfica e gastronômica da cidade mais maravilhosa do Estado: Nictheroy.

    "Historia magistra vitae"!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem