A interminável novela dos royalties

O blog acompanha a saga dos royalties desde a época do governo Cabral quando começou a agonia pela repartição desse recursos. Na época Sérgio Cabral até chorou em público devido a necessidade dessa receita no orçamento do estado. 

A saga virou drama. Anos depois com estado numa crise insuperável, dessa  vez também política, o governador interino tenta reverter alguma desvantagem em favor do Rio. O governador tenta apelar para uma decisão jurídica em favor do estado, para tanto tem buscado apoio do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para solicitar o adiamento do julgamento sobre a constitucionalidade da proposta que altera a distribuição dos Royalties do petróleo. Castro solicitou, então, que o STF dê continuidade ao trabalho de mediação entre os estados produtores e os não produtores de petróleo.


O governo fluminense agoniza tentando mobilizar forças políticas, jurídicas e econômicas tentando reverter uma situação praticamente perdida. Caso a nova regra não seja revertida pelo Supremo, o estado amargará perdas de aproximadamente R$ 57 bilhões nos próximos cinco anos, o equivalente a Receita Corrente Líquida anual do Estado.

Com o estado quebrado já há alguns anos e com a perda desse montante, acredita-se que o estado quebrará definitivamente. Deus nos acuda!

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem