Exposição comemora os 90 anos do APERJ

Mais de 38 mil peças e quase um século contando a história do Rio de Janeiro. Esse é o Arquivo Público do Estado (Aperj), que completa 90 anos nesta quarta-feira, dia 25. Para comemorar, a instituição inaugura na Biblioteca Parque do Centro do Rio uma exposição com fotografias da história fluminense. Entre as imagens, estão registros de campanhas de vacinação e das construções da Ponte Rio-Niterói e da Estação de Tratamento de Água do Guandu. 

Nesta semana de aniversário, também será lançado um concurso de monografias. A obra vencedora será publicada em livro, e seu autor receberá R$ 5 mil. Até o fim do ano, haverá uma série de eventos virtuais sobre educação, história, cultura e entretenimento.


O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro guarda parte relevante da história do Estado do Rio e do país. O prédio - localizado na Praia de Botafogo, 480 - preserva um acervo de mais 4 mil metros lineares, o que equivale a 38 vezes a extensão do campo do Maracanã, com itens a partir da segunda metade do século 19, disponíveis para pesquisa.

Criado em 1931, o Arquivo conta com sala de consulta, biblioteca e um acervo documental com diferentes gêneros, suportes e formatos: documentos, manuscritos, mapas, livros, jornais, fotos, discos de vinil, fitas áudio, filmes, microfilmes, bandeiras, flâmulas, medalhas, bottons, além de arquivos pessoais e coleções particulares.

Para saber a lista completa, com todos os eventos até dezembro acesse o site www.aperj.rj.gov.br.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem