Parque Estadual dos Três Picos ganha nova sede

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inauguraram, em julho, a subsede Vale da Revolta do Parque Estadual dos Três Picos. O espaço em Teresópolis amplia a conservação ambiental da Mata Atlântica fluminense e será mais um equipamento turístico do município com potencial para gerar empregos na região.

O Parque Estadual dos Três Picos tem área aproximada de 65 mil hectares e abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.


A nova sede de Teresópolis está instalada em uma área total de 3.811 metros quadrados, os órgãos ambientais estaduais construíram a sede administrativa, o centro de visitantes, o espaço para apoio ao lazer, a casa do pesquisador, o alojamento de guarda-parques, o camping, o estacionamento e os banheiros. Há ainda previsão de criação de um restaurante, além de trilhas para diferentes tipos de público.

Localizado na antiga Fazenda Vale da Revolta, o projeto do novo espaço do parque conta com conceitos sustentáveis na arquitetura e construção, como aproveitamento de energia solar por meio de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação e aproveitamento de água da chuva.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem