Exposição sobre os 90 anos do Arquivo Público marca reabertura da Sala de Cultura Leila Diniz

As portas do espaço cultural da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Ioerj) se abriram novamente , trazendo a exposição “Arquivo Público, 90 anos de memória” nessa terça-feira (28/09). Os visitantes podem ver como eram pontos importantes, como o Cais do Porto, a Praça Mauá, a Avenida Rodrigues Alves, a rodoviária Novo Rio e outros. Também há registros da construção da ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974, e da tão esperada chegada das vacinas contra a Poliomielite, na década de 60. A exposição conta ainda com jogos interativos e uma apresentação em “video wall” do processo de restauração, conservação e catalogação dos documentos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Foto: Imprensa Oficial


A presidente da Imprensa Oficial, Cristina Batista, deu as boas vindas a todos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) e ao público e oficializou a abertura da exposição com fotografias de 1960 a 2004, registros que contam parte da história do Rio de Janeiro, desde o Estado da Guanabara. São obras extraídas de um acervo com 19 mil dossiês.

De acordo com o Governo do Estado, a Sala de Cultura Leila Dinz reabre sob a nova curadoria de Gabriel Castro e Mariana Leão, o espaço está firmando parcerias que vão ampliar o acesso do público. A próxima exposição, prevista para o final do mês de outubro, será do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com elementos cenográficos, interatividades, apresentações musicais e de corpos artísticos.

A Sala de Cultura Leila Diniz é um reduto cultural no Centro da Cidade, fica localizado ao lado da Imprensa Oficial do Estado.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem