Museu do Pontal inaugura nova sede na Barra

Com um acervo de quase dez mil peças, a nova sede do Museu do Pontal será inaugurada em 9 de outubro na Barra da Tijuca como referência em arte popular brasileira, representada nas obras de 300 artistas de várias regiões do país. A sede foi construída em um terreno de 14 mil metros quadrados, incluindo 10 mil metros quadrados de área verde, onde foram plantadas dezenas de milhares de mudas de 73 espécies nativas brasileiras.

Divulgação Museu Casa do Pontal/Agência Brasil


Do museu, o visitante vai poder admirar a vista aberta para parte do conjunto de montanhas conhecido como Gigante Adormecido. O projeto do edifício de 2,6 mil metros quadrados de área construída, projetado pelos Arquitetos Associados, considerou a sustentabilidade e é livre de inundações, o que garante a segurança do acervo.

Segundo a Agência Brasil, até ficar pronto, foram muitos os problemas a serem superados. O antigo e tradicional espaço do museu, na região conhecida como Pontal, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, sofreu com enchentes por dez anos, o que era uma ameaça para o acervo. Os recursos para a construção da nova sede foram obtidos com uma grande colaboração coletiva que envolveu doações de mais de mil pessoas e participação do BNDES e de empresas como o Instituto Cultural Vale, Itaú Cultural, entre outras. Contou ainda com a aplicação da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal e com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem