Niterói recebe selo "Tree Cities of The World"

Niterói foi uma das oito cidades do país a receber o selo de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pelo programa Tree Cities of The World, administrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Arbor Day Foundation. O selo coloca Niterói entre as cidades de destaque mundial pelo plantio e cuidado com as árvores. É um reconhecimento não apenas pela quantidade de árvores, mas também pelo planejamento, gestão e cuidado das “florestas urbanas”.

Os municípios com o selo Tree Cities Of The World (ou, na tradução livre, “Cidade da Árvore do Mundo”) são conectados em uma rede dedicada a compartilhar e adotar as abordagens mais bem-sucedidas para gerenciar árvores e florestas comunitárias. No total, 138 municípios de 21 países foram reconhecidos. Assim como Niterói, 34 cidades aderiram à rede pela primeira vez.



Além de Niterói, cidades como Campo Grande (Mato Grosso), Cambridge (Canadá), Barranquilla (Colômbia) e Birmingham (Reino Unido) também são reconhecidas com o selo concedido anualmente. O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que nos últimos na cidade, o meio ambiente deixou de ser uma política periférica para se tornar prioridade de governo. Ele destacou, ainda, que a arborização e as áreas verdes têm uma função fundamental na qualidade de vida e na amenização do microclima urbano.

Niterói contabiliza mais de 70 mil mudas plantadas na cidade desde 2013. Só nos últimos dois anos, foram mais de oito mil mudas plantadas. O planejamento é que até 2024 sejam mais 7.710. Estes plantios fazem parte do programa Verdes Notáveis, é feito com espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau Brasil, Pau Ferro, Sibipiruna, Oiti, Araçá e Pitanga, entre outras, que não conflitem com o mobiliário urbano. Cada árvore da cidade é identificada, avaliada, registrada pelo Arboribus, um projeto censitário da flora urbana da cidade em vias públicas e praças.

Para receber o selo, Niterói teve que atender a uma série de requisitos, como uma declaração por escrito dos líderes delegando a responsabilidade pelo cuidado das árvores dentro dos limites municipais a um membro da equipe, um departamento da cidade ou um grupo de cidadãos chamado de Conselho de Árvores; possuir uma lei ou uma política oficial que rege o manejo de florestas e árvores; ter um inventário atualizado ou avaliação dos recursos arbóreos locais para que um plano eficaz de longo prazo para plantio, cuidado e remoção de árvores da cidade possa ser estabelecido; um orçamento anual dedicado para a implementação rotineira do plano de manejo de árvores, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem