Interceptador Oceânico da Zona Sul carioca será limpo pela primeira vez em 50 anos

Foto: Divulgação Águas do Rio


O início da retirada de resíduos no interceptor é umas das mais importantes intervenções de saneamento da Águas do Rio desde que assumiu os serviços de água e esgoto da Zona Sul em novembro passado. O investimento na operação será de R$ 3,4 milhões. Um túnel de 9 km de extensão, sendo 2,4 km apenas em Copacabana, onde possui 5,5 m de diâmetro. O “túnel subterrâneo”, que tem largura para caber dois veículos, um ao lado do outro, funciona como um cinturão de proteção e é responsável por encaminhar o esgoto e as águas pluviais de bairros da Zona Sul, entre Glória e Copacabana, para o Emissário Submarino de Ipanema. Começando no dia 20 e seguindo nos próximos nove meses, o equipamento, construído há mais de 50 anos, será limpo pela primeira vez em seu trecho de Copacabana. A previsão é retirar cerca de 2 mil toneladas de resíduos acumulados.

Para realizar a limpeza, a concessionária irá utilizar um jato d´água de alta potência que vai deslocar os sedimentos depositados nas paredes do interceptor. Caminhões vão coletar o que é resíduo sólido e bombear o que é líquido para as estações elevatórias. Toda a água utilizada será reciclada na própria operação e o lixo será levado para um aterro sanitário.

Um novo gradeamento será instalado em tubulações que desembocam no túnel para conter o lixo que acaba parando ali, de forma irregular, obstruindo ainda mais a estrutura. A Águas do Rio irá aumentar a frequência de manutenção para evitar novos acúmulos de resíduos e, desta forma, fazer com que o sistema funcione com um nível mais baixo. Esta ação preventiva irá aumentar a capacidade de absorção de efluentes pelo interceptor.

Interceptor Oceânico

A estrutura de saneamento não se resume à praia de Copacabana. Ao todo, o Interceptor Oceânico tem 9 km de extensão, partindo da Glória até a Estação Elevatória de Parafuso, na altura do Posto 6, estrutura que encaminha os efluentes para o Emissário Submarino de Ipanema. Além do esgoto dos bairros da orla, o Interceptor também capta os dejetos de Laranjeiras, Cosme Velho e Santa Teresa.

Inaugurado em 1971, o interceptor oceânico foi uma das principais obras de saneamento básico no Rio de Janeiro realizadas até então e fez parte do projeto de alargamento e urbanização da praia de Copacabana, hoje um dos maiores ícones do turismo mundial. (Fonte: Águas do Rio)

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem