Fazenda Colubandê passa por obras de restauração




A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ) iniciou em outubro passado as obras de restauro do casarão e da Capela de Sant’Ana da Fazenda Colubandê, em São Gonçalo. Tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os bens representam um dos conjuntos mais representativos da arquitetura civil colonial. Na recuperação das edificações serão investidos R$ 7.395.000,00.

A previsão da EMOP-RJ é que a obra tenha a duração de 360 dias. A casa-grande, a senzala e a capela serão recuperadas seguindo orientações e pareceres do Iphan. Para restabelecer as condições originais será necessário restaurar as fachadas, os telhados, interiores e recuperar as instalações prediais.

As edificações atualmente encontram-se em acelerado estado de deterioração. Com paredes medindo 1,5 metro de espessura, o casarão tem cerca de 700 m² e foi construído utilizando-se pedra, cal e tijolo. É composto pelo pavimento térreo, onde antigamente ficavam os estabelecimentos do senhor de engenho e o porão, para o depósito e a senzala para os escravos da casa-grande. A capela foi construída em 1.618 e possui torre, nave, capela-mor e sacristia.

Toda a Fazenda Colubandê ocupa uma área de 28 mil m². Fica localizada na Avenida Amaral Peixoto S/N, km10,5, no bairro do Colubandê. Os recursos para execução da obra são do Tesouro, provenientes do leilão da Cedae (Fonte 145).

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem