Técnica ambiental implementada em Niterói desperta interesse de especialistas e gestores públicos



Os Jardins Filtrantes do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), na Região Oceânica, são um exemplo para que o Instituto Internacional WRI Brasil , que trabalha no desenvolvimento de projetos sustentáveis, por meio de soluções de baixo carbono, leve mentorias sobre o projeto para mais 10 cidades brasileiras. Nesta terça-feira (07), o Prefeito de Niterói, Axel Grael, participou de um evento de apresentação com 23 especialistas de delegações de diversas regiões do Brasil, que visitaram o trabalho realizado no município, para treinamento e implantação do modelo em suas cidades.

O WRI Brasil organiza o Cities for Forest, uma aliança que reúne dezenas de cidades no mundo, em defesa da natureza, em especial, as florestas. É uma entidade internacional que apoia projetos visando ao desenvolvimento sustentável. Esta equipe específica está com foco em soluções baseadas na natureza, como é o caso do Pop e florestas urbanas.

Os jardins filtrantes de Niterói filtram as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga. Além dele, outros dois sistemas estão previstos, em 35 mil m2 de área construída.

O Prefeito explicou ainda que o Programa Região Oceânica Sustentável do Parque Orla inclui ainda renaturalização do Rio Jacaré, um rio urbano, e que as experiencias de Niterói podem ser compartilhadas com as outras cidades.

Estiveram no encontro representantes de Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Recife. Salvador, Florianópolis, Anápolis , Goiânia, Curitiba e Sobral. O WRI Brasil trabalha para viabilizar um modelo de desenvolvimento sustentável que garanta uma sociedade mais equitativa e a conservação de ecossistemas, por meio de soluções de baixo carbono inovadoras e integradas, baseadas no rigor científico e na construção de parcerias de valor. (Fonte: Prefeitura de NIterói)

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem