Novo radar meteorológico é instalado em Niterói

A Prefeitura de Niterói inaugurou, nesta segunda-feira (6), o novo radar meteorológico Banda X. O equipamento é ultramoderno e possui cobertura com raio de 100 km que permitirá que a cidade e os municípios vizinhos que estão dentro da área de abrangência realizem o monitoramento meteorológico em tempo real. O radar será fundamental para o monitoramento das chuvas intensas que possam atingir áreas críticas do município. Niterói é o primeiro município a adquirir esse equipamento para utilização da Defesa Civil.

O equipamento comprado por Niterói foi instalado no Parque da Cidade, em São Francisco. Além do radar, Niterói também vai passar a contar com mais três estações meteorológicas automáticas que ficarão nos seguintes locais: no Parque das Águas, no Centro, em Charitas e Piratininga. No momento, a cidade conta com uma estação meteorológica em operação localizada no bairro do Barreto. Outra novidade é a aquisição de estações de monitoramento da qualidade do ar.

O novo radar permite um fluxo maior de informações com mais recursos para poder fazer a interpretação dos eventos climáticos com a geração de estatísticas e dados que proporcionam um trabalho de forma mais estruturada e resiliente e impacta diretamente na segurança.



O investimento faz parte do Plano Niterói 450 anos nas áreas de sustentabilidade, clima e resiliência. A Prefeitura de Niterói já investiu mais de R$ 600 milhões em obras de contenção e drenagem de encostas, desde 2013. Agora, como parte do Plano, serão mais R$ 302 milhões.

Além do monitoramento das chuvas, o novo equipamento vai gerar dados que poderão ser acessados por outros municípios e também por órgãos de pesquisas. O secretário contou que serão feitos convênios com as instituições interessadas.

O Radar Banda X é fabricado na Alemanha, conta com um alcance de 100 km de raio, com alta resolução e sensibilidade que possibilita configurações conforme as aplicações específicas da Defesa Civil, que permite análise da quantidade de chuvas em até 18 km de altitude e que mostra todo o fenômeno da densidade de chuvas na atmosfera.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem