Produção petrolífera do estado segue em expansão

O Estado do Rio de Janeiro, principal polo produtor de óleo e gás do país, registrou um crescimento de 13% nas suas reservas de petróleo em 2022, em relação ao ano anterior. Com isso, o volume das reservas provadas (reservatórios de petróleo com elevado grau comprovado de certeza de produção) no estado passou a representar 83% do total nacional. Ou seja, 83 de cada 100 barris do óleo produzido no país estão no Rio de Janeiro. As informações são da plataforma Dados Dinâmicos de Petróleo, do Anuário do Petróleo no Rio, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

De acordo com o trabalho da Firjan, a produção média de petróleo no estado foi de 2,53 milhões de barris/dia em 2022 – alta de 7,5% em relação a 2021. Desse total, 2,01 milhões de barris/dia foram provenientes do pré-sal. Cerca de 85% do petróleo produzido ano passado foi extraído no Rio de Janeiro, o que confirma o estado como o maior contribuinte para o desempenho nacional relacionado ao setor.

Foto: divulgação


O estudo da Firjan mostra que, no ano passado, 12 dos 17 novos poços exploratórios perfurados no país estavam no Estado do Rio. O levantamento aponta ainda que a perfuração pode gerar desdobramentos para a indústria, com a contratação de sondas, navios sísmicos e atividades de complementação de poços, entre outros.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem