Niterói tem o 4° melhor saneamento básico do país

Niterói ocupa lugar de destaque no Ranking do Instituto Trata Brasil, que avalia as melhores cidades em saneamento básico no país. Subindo 19 colocações, o município passa a ser o quarto mais bem avaliado em nível nacional e o único do estado do Rio de Janeiro no ranking dos 20 melhores do Brasil. Um dos principais motivos pelos quais a cidade avançou tantas posições no ranking é o resultado do programa de combate a perdas de água promovido pela Águas de Niterói, empresa do Grupo Águas do Brasil. O nível de perdas é reduzido a cada ano e, em 2022, chegou a 25%. Petrópolis e Campos dos Goytacazes, cidades também operadas pelo Grupo, permanecem em segundo e terceiro lugares do estado no ranking, respectivamente.
 
O Grupo Águas do Brasil se diferencia pela concreta aposta em iniciativas de redução de perdas de água e ações de sustentabilidade colocadas em prática ao longo de quase 25 anos de atuação. Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer 100% da população, levando água para toda a Região Oceânica, que antes era abastecida por poços e carros-pipa. Em 1999, cerca de 360 mil habitantes eram abastecidos com um volume de 1,8 m³ de água por segundo, oriundos do Rio Macacu. Hoje, a concessionária atende com água tratada 523 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água por segundo, contribuindo para a preservação dos mananciais e para a melhoria da qualidade de vida da população.



Em todo o Grupo, que hoje atende mais de 5 milhões de pessoas em 32 municípios da Região Sudeste, o investimento no combate a perdas chegou a mais de R$130 milhões nos últimos cinco anos, por meio do programa Água de Valor. Com o programa, a companhia já deixa de perder, anualmente, o suficiente para abastecer uma cidade de 260 mil habitantes.

O atendimento com coleta e tratamento de esgoto em Niterói saltou de 35%, em 1999, para 95% da população. Todas as melhorias nos sistemas de água e esgoto são fruto de um investimento de mais de R$1,3 bilhão feito pela concessionária. Um dos reflexos mais visíveis para os moradores e visitantes da cidade é a balneabilidade das praias, como se nota, por exemplo, em Icaraí, Boa Viagem, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem