Unidade de conservação de Itaboraí pode revelar achados geológicos

O Parque Natural Municipal Paleontológico de São José (PNMPSJI), no distrito de Cabuçu, recebeu a visita de pesquisadores do Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Brasília (UnB). O intuito é realizar investigação científica relacionada as variações climáticas do passado geológico, há quase 60 milhões de anos. A Unidade de Conservação é gerida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU).

De acordo com o cronograma feito pelo grupo, esta primeira visita foi de avaliação, para ver a possibilidade de fazer um trabalho de cicloestratigrafia, que é um ramo da Geologia que investiga padrões sedimentares cíclicos. O segundo momento será para aquisição de dados, que serão processados via software, nas dependências do Observatório Nacional.

O processamento envolve a correlação entre os padrões sedimentares e os movimentos orbitais da Terra, que influenciam no clima e na deposição das rochas. A duração da análise científica depende da aquisição e da qualidade dos dados obtidos e do processamento, podendo levar meses até a sua finalização.

Foto: divulgação Prefeitura de Itaboraí


A bacia sedimentar de Itaboraí, localizada no PNMPSJI, foi escolhida por ter importância do ponto de vista da diversidade paleontológica e geológica. E ainda pelo déficit de informações em relação a idade de formação dessas rochas.

Essa análise poderá contribuir com a datação mais precisa e tempo de deposição das rochas na bacia de Itaboraí, além de auxiliar no entendimento do contexto geológico e nas variações climáticas que podem ter influenciado a formação da bacia.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem