Novo radar amplia a previsão do tempo de curto prazo

Reprodução


A Prefeitura do Rio, por meio do Centro de Operações Rio, anunciou nesta quinta-feira (16/11), a compra de um novo radar meteorológico para ampliar a capacidade da cidade na previsão do tempo de curto prazo, principalmente durante o verão que se aproxima. O equipamento, de tecnologia banda “X” WRS400, é mais moderno que o já utilizado pela cidade (adquirido em 2010 e instalado no Morro do Sumaré), e também permitirá uma leitura mais completa dos núcleos de chuva, sendo capaz de prever inclusive a possibilidade de chuva de granizo. O novo radar será instalado na Serra do Mendanha, na Zona Oeste.

Com uma antena de 1,4 m e radome de 2,4 m de diâmetro, o novo equipamento chegará ao Brasil na primeira semana de dezembro de 2023 e tem o alcance de 150 quilômetros de raio. O equipamento finlandês ficará instalado em uma torre com 25 metros de altura e pesa aproximadamente 400 kg. A Prefeitura do Rio pagou R$ 6,8 milhões pelo radar. O equipamento é licenciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e opera com faixa de frequência 9,5-9,6 GHz.

A previsão é que o equipamento esteja em funcionamento até o fim do ano, já gerando imagens para o videowall do Centro de Operações, o maior da América Latina. Fabricado pela empresa finlandesa Vaisala, representada no Brasil pela empresa Hobeco Sudamericana. A obra para a instalação da estrutura da torre que fará a sustentação do radar na Serra do Mendanha será iniciada nos próximos dias. (Prefeitura do Rio)

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem