Monotrilho para Linha 3 do metrô

Ano novo, velhas promessas com novas roupagens... Agora o fato que recoloca o assunto da linha 3 do metrô de Niterói - São Gonçalo - Itaboraí na mídia é a modificação feita pelo governo do estado, que agora diz que vai construir o novo metrô com a tecnologia conhecida como 'monotrilho'. O projeto da Linha 3 do metrô já foi prometido diversas vezes, inclusive com
data exata para início das obras, mas a única coisa que ocorreu foi a frustração da população. O desfecho do projeto do metrô em 2010 não foi sua concretização - muito pelo contrário, foi a negativa, dada pelo Tribunal de Contas, para a aprovação do projeto devido a diversas irregularidades. Agora o governador anuncia modificações para o projeto e escolhe a mesma tecnologia usada na Disney: o monotrilho. (lindo, não?!?!) Assim, o projeto vai ficar mais barato já que a principal vantagem deste modelo de transporte sobre trilhos está nos custos da implantação, que correspondem a apenas 30% do valor de uma obra subterrânea. O monotrilho trafega apenas sobre um trilho, na imagem que ilustra o post dá para ter ideia de como funciona o sistema no parque da Disney, nos EUA. (Foto: WillMcC/Wikimedia Commons)

11 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Estamos na torcida... para que comprem trens mais bonitos que esse! hahaha

    Além disso, esperamos que avaliem corretamente a demanda, para que não tenhamos uma nova linha 2 do metrô, em termos de superlotação.

    ResponderExcluir
  2. O fato é que Niterói, São Gonçalo não recebem a devida atenção do governo do estado há tempos. Esse assunto volta por conta da Itaboraí, então é politicagem, aquela bem ao estilo do Coronelismo, enxada e voto relatada por Vitor Nunes Leal. Vamos conferir...

    ResponderExcluir
  3. Essa história de monotrilho tá cheirando a furada pura.
    Monotrilhos são de média capacidade e o transito SG-RIO é de alta demanda.
    TALVEZ, na melhor das hipóteses, a demanda HOJE seja suficiente, mas num futuro próximo NÃO SERÁ.

    Fora que isso mata a ligação do sistema de cá com o metrô no centro do Rio. A ligação teria que ser outra, e JAMAIS seria tão eficiente.

    Pra mim, o Cabral tá tentando se livrar do problema, sem criar problemas pras empresas de ônibus, principalmente as empresas que fazem a travessia da baia.

    ResponderExcluir
  4. Vão fazer um trabalho porco em vez de resolver o problema. É esta a realidade do Rio, Niterói e SG. E este governo só faz obra de fachada: a UPA parece uma obra provisória, igual a um caixote; UPP é feito em conteiner, ou seja, provisório. E UPP só no Rio! Nada em niterói e SG. É incrível o descaso conosco! cadê o governador? Como disse antes, tudo pura lorotinha!

    ResponderExcluir
  5. Enquanto nossos governantes não entenderem que o Estado precisa se desenvolver como um todo,distribuindo melhor os investimentos em infraestrutura de transportes,saude,educação e segurança,o Rio nunca será forte.Já ouvi dizerem que "Um Estado forte tem um interior forte".Todo investimento em metrô,trens,upps e cultura é direcionado para a capital,relegando as demais cidades a segundo plano e a estagnação econômica.

    ResponderExcluir
  6. A população deveria se mobilizar e não aceitar essa solução porcaria dada pelo governador. isso não é solução é como gasto pouco e se sai bem na mídia coisa que ele sabe fazer muito bem. nós somos cidadãos e queremos metro como na zona sul.

    ResponderExcluir
  7. Já seria em elevado, justamente por ser de custo mais baixo e suficiente pro caso. Agora vem com essa de Monotrilho pra baixar o custo? E que é suficiente pra demanda atual? E o futuro, governador? Não tá planejando com a demanda futura?!
    E ainda estão dispostos a gastar 5BILHÕES na linha 4, que é ridiculamente pequena e nem tem trajeto e demanda definidos!

    NÃO! Não somos trouxas, e queremos eficiência. Se é pra construir algo que NÃO VAI SER SUFICIENTE pra demanda, então não construa e deixe bem claro isso.
    Só o metrô pra resolver o problema de agora e de longo prazo...

    ResponderExcluir
  8. Enquanto a Barra recebe investimentos de bilhões para a linha 4, a linha 3 é sepultada de vez com esse projeto meia-boca! Com o monotrilho, se sair, fica absolutamente inviável a ligação de metrô Rio-Niterói.

    ResponderExcluir
  9. Apimentando os ânimos:

    Vejam a opinião de um especialista da USP sobre o monotrilho, publicada nesta matéria na revista Exame, dia 20.10.2010:

    http://app.exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/monotrilho-fracassou-em-dubai-las-vegas-e-johannesburgo?page=1&slug_name=monotrilho-fracassou-em-dubai-las-vegas-e-johannesburgo

    ResponderExcluir
  10. Monotrilho é uma ignorancia oficial ao potencial do corredor São Gonçalo- Niteroi-Rio.Enquanto isso São Paulo fez dos trilhos a melhor referencia dos paulistanos.Belo Horizonte articula uma PPP para duas linhas novas.Confira arrancada de Obra do metrô de Porto Alegre.Itaboraí-Rio é pra metrô.Chega! São 140 anos de embromação.Queremos serviço como as melhores metropole do mundo.

    ResponderExcluir
  11. Pois é. Itaboraí vai bombar com o comperj e o estado ainda não fez nada de efetivo para o corredor rio sgonç itb. Teremos um colapso em breve.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem