Solar Notré Revê: patrimônio arquitetônico fluminense resiste ao centenário

A Casa Norival de Freitas, também conhecida como Solar Notré Revê, foi construída em 1921 para servir de residência do político fluminense Norival de Freitas. Localizada na Rua Maestro Felício Toledo, 474 no Centro da cidade, junto ao Jardim São João, resiste ao tempo e à transformação da cidade 100 anos depois de sua construção.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, segue aguardando o desenvolvimento de projetos para a casa e, apesar de fechado, a edificação deteriorada, lista o imóvel no rol de espaços culturais ativos da cidade.



Segundo a Secretaria Municipal de Cultural, o prédio apresenta-se em estilo eclético romântico. A imponência da edificação em dois pavimentos é suavizada pela delicadeza dos ornamentos, plenos de curvas e guirlandas que se expandem pelas paredes e sacadas. Seu interior é decorado com pinturas pouchoir, revestimentos importados, caixilharias de vidros coloridos e ainda azulejaria e serralheria art nouveau. O torreão possui beiral sustentado por singulares mãos francesas em madeira. A escada de acesso e estrutura das varandas são de ferro fundido. Sobre a sacada, encontra-se a inscrição "Notre Rêve" (nosso sonho).

A Casa centenária foi desapropriada pela Prefeitura em 1979 de acordo com a Wikipedia, e em 1983, o imóvel foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), sendo ainda parcialmente destruído por um incêndio em 1984. Atualmente o Núcleo de Restauração de Bens Culturais de Niterói se dedica ao projeto de restauração.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem